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Carros

Carro voador: veja projetos em desenvolvimento

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Automóveis com asas ou drones gigantes? Uber, Boeing, Airbus e outras empresas estão na “corrida” para ganhar os ares.

Notícias de carros voadores estão se tornando mais frequentes a cada dia. Essa corrida para ver quem domina primeiro esta tecnologia, e a coloca no mercado, envolve gigantes como Boeing, Airbus e Uber, mas também tem projetos nas mãos de várias startups pelo mundo.

A mais recente vem do Japão com o modelo da Nec Corp, que fez um voo de 1 minuto a 3 metros de altura.

Alguns se parecem mais com um carro de verdade, enquanto outros utilizam tecnologia mais similar a de drones. Outra corrida em potencial é a da moto voadora, nesse caso, com veículos mais compactos.

Veja os projetos de carros voadores:

Airbus

Conceito Pop Up Next, de Audi, Airbus e Italdsign é um carro que pode voar — Foto: Denis Balibouse/ReutersConceito Pop Up Next, de Audi, Airbus e Italdsign é um carro que pode voar — Foto: Denis Balibouse/Reuters

Conceito Pop Up Next, de Audi, Airbus e Italdsign é um carro que pode voar — Foto: Denis Balibouse/Reuters

Feito em parceria com a Audi, o conceito de carro voador da Airbus foi apresentado no Salão de Genebra de 2018. Com uma cabine de capacidade para dois passageiros, o habitáculo pode ser acoplado tanto a uma base sobre rodas como a um módulo de voo.

Interior do conceito de Airbus e Audi — Foto: DivulgaçãoInterior do conceito de Airbus e Audi — Foto: Divulgação

Interior do conceito de Airbus e Audi — Foto: Divulgação

O módulo de vôo tem 4,40 metros de comprimento, e é movido por 8 motores elétricos, que totalizam 217 cavalos. A autonomia é de 50 km.

Boeing

'Carro voador' da Boeing faz primeiro voo de teste — Foto: Ho/Boeing/AFP

'Carro voador' da Boeing faz primeiro voo de teste — Foto: Ho/Boeing/AFP

‘Carro voador’ da Boeing faz primeiro voo de teste — Foto: Ho/Boeing/AFP

Feito para ser um veículo autônomo, o carro voador da Boeing fez seus primeiros testes no início de 2019.

Ele mede 9 metros de comprimento e 8,5 m de largura, conta com sistemas de propulsão e de hélices para planar e se move como um helicóptero.

Nec

Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste
G1 Carros

00:00/01:09

Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste

Carro voador japonês faz voo de um minuto em teste

Com incentivos do governo japonês, empresas locais estão desenvolvendo carros voadores com o objetivo de que estejam nos ares do país até 2030. Um dos exemplos é o modelo da Nec Corp, que apareceu em um teste ao público.

Carro voador da Nec fez voo de um minuto nesta segunda-feira (5), em Abiko, no Japão — Foto: Koji Sasahara/AP

Carro voador da Nec fez voo de um minuto nesta segunda-feira (5), em Abiko, no Japão — Foto: Koji Sasahara/AP

Carro voador da Nec fez voo de um minuto nesta segunda-feira (5), em Abiko, no Japão — Foto: Koji Sasahara/AP

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Mais parecendo um drone gigante, o veículo ficou cerca de 1 minuto no ar a uma altura de 3 metros . Seu objetivo inicial é a entrega de objetos.

Pal-V

"Carro voador" da Pal-V é mostrado no Salão de Genebra 2019 — Foto: Denis Balibouse/Reuters"Carro voador" da Pal-V é mostrado no Salão de Genebra 2019 — Foto: Denis Balibouse/Reuters

“Carro voador” da Pal-V é mostrado no Salão de Genebra 2019 — Foto: Denis Balibouse/Reuters

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Carros

Produção de veículos no Brasil cresce 8,4% em julho, diz Anfavea

Publicado

As exportações continuam em baixa, com queda de 15,3% considerando o mesmo mês de 2018 – por outro lado, o número subiu 4,2% em relação a junho.

A produção de veículos cresceu 8,4% em julho, de acordo com a associação que representa as montadoras, a Anfavea. A comparação é com o mesmo mês de 2018.

Durante o último mês, o melhor julho desde 2013, foram produzidos 266.371 carros, comerciais leves, caminhões e ônibus, contra 245.641 em julho do ano passado.

Quando comparado com junho, quando foram produzidas 233.150 unidades, o número é 14,2% maior.

Produção de veículos cresce 8,4% no país, em julho
Jornal GloboNews edição das 10h

00:00/04:40

Produção de veículos cresce 8,4% no país, em julho

Produção de veículos cresce 8,4% no país, em julho

A entidade manteve as previsões para o ano.

“Estamos com otimismo moderado. Temos que ter certo cuidado, mas existem elementos na economia atual que podem impulsionar um segundo semestre melhor”, explica Luiz Carlos Moraes, presidente da Anfavea.

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Carros

Campinas publica regras do serviço de aluguel de bicicletas e patinetes elétricos

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A partir de setembro, empresas terão que ter cadastro prévio na Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas.Relatório mensal deverá ser divulgado com dados de alugueis e tempo de uso.

A Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) publicou nesta terça-feira (6) no Diário Oficial de Campinas o regulamento para o uso de serviços de bicicletas e patinetes elétricos.

A partir de setembro, as empresas operadoras dependerão de credenciamento prévio com a empresa que gerencia o tráfego no município.

Ainda segundo a Emdec, as empresas deverão apresentar documentos cadastrais, que inclui o projeto básico indicando o tipo e quantidade de veículos a serem disponibilizados, assim como os locais de atuação.

O decreto aponta que a Emdec terá dez dias úteis para analisar os pedidos e dar a decisão. Em caso de indeferimento, serão dados mais 10 dias para sanar as questões.

Ao final do processo, será emitido o Certificado de Operadora de Tecnologia de Transporte Credenciada (OTTC) com validade de uma no, que na verdade é a autorização do serviço.

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Relatório mensal

Outro ponto apresentado no Diário Oficial é sobre a necessidade das empresas informaram à Emdec um relatório mensal, com dados de quantidade de veículos utilizados, quantidade de tempo médio de locações, distância média percorrida e o “mapa de calor”, indicando o fluxo dos veículos por meio de georreferenciamento.

Segurança aos usuários

A resolução determina quais serão os itens necessários para a segurança dos usuários de bicicletas e patinetes elétricos. Segundo a norma, os veículos não poderão ser estacionados ou abandonados, de forma a construir obstáculo à circulação de veículos de pedestres. Isso vale para a via ou calçada.

Ao contratar o serviço, as operadoras devem prestar aos consumidores informações suficientes para utilização destes veículos de forma segura. Caso seja necessário o uso de equipamentos obrigatórios, as permissionárias ficam obrigadas a disponibilizar e orientar os usuários.

As empresas também devem disponibilizar canais de atendimento para dúvidas e reclamações sobre o serviço. O canal terá um prazo de um dia útil para a resposta.

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Ainda segundo a resolução, eventuais instalações de paraciclos, bicicletários, estações e vagas dedicadas deverão obedecer ao regramento constante e manual a ser fornecido pela Emdec, com aprovação do projeto.

Regras

  • A circulação dos patinetes elétricos somente é permitida em áreas de circulação de pedestres, ciclovias e ciclofaixas. A velocidade máxima de circulação é de 6 km/h em áreas de circulação de pedestres; e de 20 km/h em ciclovias e ciclofaixas.
  • Os equipamentos devem ter indicador de velocidade, campainha e sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral).
  • As bicicletas elétricas podem circular nas ciclovias e ciclofaixas. A potência nominal máxima do motor é de até 350 watts. A velocidade máxima de circulação é de 25 km/h. As bicicletas elétricas não podem ter acelerador e devem ser dotadas de sistema que garanta o funcionamento do motor somente quando o condutor pedalar
  • Elas também devem ter itens, como indicador de velocidade, campainha, sinalização noturna (dianteira, traseira e lateral) e espelhos retrovisores. O uso do capacete de ciclista, para a bicicleta elétrica, é obrigatório.F

Fonte:G1

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