conecte-se conosco


São Felix do Araguaia

Cota zero para a pesca foi debatida em audiência pública em São Félix do Araguaia e dividiu opiniões

Publicado

Aconteceu na noite da última sexta-feira (4), na Câmara Municipal de São Félix do Araguaia – MT, audiência pública com o objetivo de discutir a mudança da Lei Estadual nº 9.096/2009, que instaura a Cota Zero para a pescaria do Estado de Mato Grosso, proposta pela deputada estadual Janaína Riva (MDB). A audiência pública foi requerida pelos deputados estaduais Thiago Silva (MDB) e João Batista (Pros).

Com o objetivo de debater o Projeto de Lei (PL) nº 668/2019, que dispõe sobre a Política Estadual de Desenvolvimento Sustentável da Pesca, regula as atividades pesqueiras e dá outras providências. O projeto determina que ao longo dos 5 anos será proibido transportar, armazenar ou comercializar qualquer peixe pescado nos rios de Mato Grosso – independente da medida, espécie ou época do ano. Pescar e comer peixe, só no barranco do rio.

Durante a audiência, onde foram ouvidos representantes dos diversos segmentos da pesca, deputados e vereadores, todos contra a aprovação do projeto Cota Zero, ficou evidente que a audiência pública atingiu o objetivo, pois conseguiu  finalmente discutir com a sociedade local a questão econômica dos pequenos municípios da Região do Norte Araguaia.

A presidente da Colônia de Pescadores de São Félix do Araguaia, Maria das Graças, explicou que  se aprovado, causará grande dano econômico aos municípios que têm a arrecadação ligada à pesca, como por exemplo, São Félix do Araguaia.

Na avaliação do Biólogo e Membro do Conselho Estadual de Pesca (CEPesca); Francisco Assis Ribeiro Sousa destacou o debate. “Importante. Permitiu discutir o assunto de forma ampla e enriqueceu ainda mais o trabalho em torno do assunto. Temos de defender o meio ambiente, mas de forma sustentável”, ressaltou.

O Vereador Antonio Miranda (PP), criticou o projeto e disse que é preciso pensar nos pescadores e empresários do ramo. “Estou participando ativamente dessa discussão por São Félix do Araguaia ser uma cidade com muitas comunidades ribeirinhas. A pesca é um setor importante e precisamos debater esse projeto até o final, ouvindo a sociedade, comunidades. Os jacarés são os grandes predadores de peixes, e são um dos o maiores problemas, por esse motivo tenho manifestado que sou contra essa proposta, pelo menos do jeito que está”, declarou Miranda.

Leia mais:  PREFEITURA DE SÃO FÉLIX DO ARAGUAIA FIRMA PARCERIA COM SEBRAE

A advogada, vice-presidente do Sindicato Rural e Assessora Jurídica da Câmara Municipal de São Félix do Araguaia; Dra. Daniela Caetano, fez várias críticas direcionadas ao projeto. Ela explicou que a lei é destinada a toda a população do Estado e que, consequentemente, inclui também o pescador. “O que o governo precisa de fato fazer, é oferecer melhores condições de trabalho para os profissionais e não chegar bruscamente e impor o Cota Zero. Os pescadores não são responsáveis pela depredação dos rios e que Mato Grosso já possui uma legislação severa no controle da pesca.”, disse Daniela.

Em São Félix do Araguaia, a Cota Zero divide opiniões. Isso ficou evidenciado na audiência e enriqueceu ainda mais o debate. A presidente do Legislativo são-felixcense, Rita Gomes (MDB), por exemplo, cita que é preciso uma tomada de decisões em torno do assunto, mas de forma regionalizada, é necessário combater a pesca predatória e outras culturas às margens e na região de entorno aos rios, entre outras situações que afetam diretamente na redução do estoque pesqueiro.

A prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite, também participou das discussões. Disse que a participação de representantes dos diferentes segmentos do setor enriqueceu o debate e que reivindicar é um direito de todos, do trade turístico, isqueiros, do pescador profissional e amador. “O debate foi uma oportunidade para os pescadores falarem sobre suas preocupações e conhecerem as medidas já previstas para contornar a situação. É de extrema importância promover o debate, para que nenhum dos setores seja prejudicado com a aprovação do projeto”, ressaltou a prefeita.

De acordo com João Batista, o evento teve por finalidade, discutir com a população, principalmente com os pescadores, os assuntos que regulamentam as atividades pesqueiras no estado. “O debate com a população foi de grande valia, pois enriqueceu ainda mais o trabalho em torno do assunto. É preciso ter uma legislação e fiscalização efetiva, que atenda a preservação do peixe, visando ao aumento do estoque pesqueiro. Tenho manifestado que sou contra essa proposta, pelo menos do jeito que está”, destacou o parlamentar.

Leia mais:  Prefeitura instala Lixeiras em vários pontos da cidade

De acordo com o deputado Thiago Silva, a pesca é um setor importante e precisamos debater esse projeto até o final, ouvindo a população, os pescadores profissionais, amadores e os amantes da pesca. “Essa pauta merece um estudo aprofundado. Mato Grosso tem a tradição da pesca, e com São Félix do Araguaia não é diferente. Essa proposta, além de impactar a vida dos pescadores diretamente, também influencia na vida dos pequenos empresários que vivem do ramo da pesca, com a venda de equipamentos e isso vai impactar na questão de desemprego e renda. . É preciso ter cautela para lidar com o tema, pois existem muitas pessoas que serão diretamente afetadas e que não sabem fazer outra coisa, a não ser pescar”, frisou.

Os Rios de Mato Grosso fazem parte de três importantes bacias hidrográficas, sendo, AmazônicaAraguaia-Tocantins e Paraguai. E ainda que ocorram praticamente as mesmas espécies nessas águas, as dimensões de comprimento e pesos são diferentes em cada uma delas, ocasionando a dificuldade em adotar a mesma regra legal.

Também estiveram presentes no evento, os vereadores dos municípios de Vila Rica, Querência, Novo Santo Antonio, Alto Boa Vista, Vila Rica, entre eles, Vereador de São Félix do Araguaia; Dilson Bezerra, Presidente da Câmara de Vila Rica; vereador Janovan Rios, Presidente da Câmara de Vereadores de Novo Santo Antonio; José Marcio, vereador da cidade de Porto Alegre do Norte; Orlando Pereira e o vice-presidente da Câmara de vereadores de Querência; vereador Celso, além do ex-prefeito Uslei Gomes, prefeito de Alto Boa Vista; Valtuir, prefeito de Bom Jesus do Araguaia; Roni, Comandante da Colônia Z7 dos Pescadores da 2º CIA de Polícia Militar, Capitão PM Marcelo de Oliveira Conde-Comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de São Félix do Araguaia,dentre outras autoridades.

Os presentes, que lotaram a filha da Presidente da Colônia dos Pescadores de São Félix do Araguaia foi aplaudida pelas belíssimas palavras.

Fonte:Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

publicidade

São Felix do Araguaia

Prefeita de São Félix do Araguaia convida a população para 1º Encontro Regional de Municípios, 1º Festival de Pesca, entrega do Hospital Regional e pavimentação da BR-242 que marcará a transformação do município

Publicado

Os dias 11, 12 e 13 de outubro de 2019 entrarão para a história da cidade de São Félix do Araguaia – MT, onde será o dia de grandes eventos e realizações que encherão de orgulho e entusiasmo os são-félixcenses residentes, visitantes ou amigos da cidade. Nessa data serão inauguradas importantes obras que colocam São Félix do Araguaia como a capital do Araguaia em realizações e desenvolvimento humano, além da que mais investe em turismo na região.

Mesmo diante de uma das mais graves crises econômicas por que passam os municípios, a Prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite (SD), encontrou uma maneira criativa e diferente de mostrar serviço e realizar ações no município. De acordo com a prefeita foi feito um planejamento para que São Félix do Araguaia esteja sempre em movimento, crescendo e melhorando em estrutura e serviços. “Com zelo ao dinheiro da prefeitura e muito trabalho junto aos governos estadual e federal, conseguimos realizar o que nunca se fez por aqui”, explica a prefeita.

EVENTOS – Serão realizados dois grandes eventos importantes para moradores da cidade. Nos dias 11 e 12, em parceria com o Governo de Mato Grosso com apoio da Câmara Municipal de Vereadores, Deputado Estadual Maxi; Russi e Deputado Federal; Dr. Leonardo a prefeitura de São Félix do Araguaia, irá acontecer no Cais da cidade, as margens do rio Araguaia, o 1º Festival de Pesca Esportiva da Píraíba e Pirarara, enquanto na Câmara Municipal de Vereadores acontecerá o 1º Encontro Regional de Municípios, onde contará com as presenças da Prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira, do Presidente da Associação de Mato-grossense dos municípios (AMM), Neurilan Fraga, Senador Wellington Fagundes, Presidente da Confederação Nacional de Municípios (CNM), Glademir Aroldi, além dos prefeitos e vereadores de toda a região.

Leia mais:  Jovem de 18 anos é preso por tráfico de drogas em São Félix do Araguaia

INAUGURAÇÕES – As inaugurações começam no dia 11, no período da manhã com a inauguração da reforma do novo prédio do Hospital Regional e na sequencia será a vez da inauguração da pavimentação da BR-242, entrada da cidade.  Obras símbolos da transformação pela qual São Félix do Araguaia vive nos últimos dias, sob comando da prefeita Janailza.

FESTA – Para celebrar o 1º Festival de Pesca e a entrega das obras, a Prefeitura preparou uma grande festa para moradores da cidade. A animação ficará por conta com Rodrigo Souza no dia 10, Mario e Thizil e Xandy Mendes no dia 11 e no dia 12  fechando a 1ª edição do festival de pesca de São Félix do Araguaia a dupla  Zé Ricardo e Thiago promete sacudir a galera com muito sucesso e animação. Ainda no dia 13, ocorrerá a distribuição brinquedo na festa da 3ª Edição Cidade da Criança em comemoração ao Dia da Criança, acontecerá no Cais da cidade.

Para o povo a prefeita Janailza deixa uma mensagem de otimismo e de confiança mesmo diante de um cenário de muitas dificuldades, disse que a atual gestão é uma gestão organizada com muita serenidade tem conseguido driblar os efeitos da crise com o funcionalismo em dia, mantendo as obrigações do município em dias, acima de tudo mantendo os investimentos em andamento que e importante para o desenvolvimento do município. “Investir em ações que fortaleçam o bem-estar social e a economia local, através do turismo, do esporte e da cultura, são desafios que a gestão municipal vem superando e surpreendendo a todos, daí a razão para ser apelidada de Capital do Araguaia e do Desenvolvimento. Agradeço a toda equipe de governo da prefeitura, que me ajuda a conduzir os trabalhos pelo município para que possa haver progresso e continuar crescendo e desenvolvendo  o município cada dia mais”, finaliza.

Leia mais:  Prefeitura instala Lixeiras em vários pontos da cidade

Venha você e sua família para São Félix do Araguaia e compartilhe conosco desse grande momento histórico.

fonte:Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Continue lendo

São Felix do Araguaia

De joelhos, Secretário de Administração de São Félix do Araguaia paga promessa agradecendo a Deus pela conquista do asfalto da BR-242 – Veja o vídeo

Publicado

Se tem pavimentação, tem promessa cumprida. E foi isso que o Secretário de Administração de São Félix do Araguaia; Wemes Leite fez na noite de segunda-feira, 07 de outubro. Diante da BR-242 na entrada da cidade de São Félix do Araguaia e ao ver a realização de mais uma conquista, se lembrou do que prometeu, e como forma de agradecimento a Deus de joelhos, deu alguns passos no asfalto na presença de sua esposa e prefeita de São Félix do Araguaia, Janailza Taveira Leite.

Wemes Leite disse estar muito feliz com a pavimentação da BR-242, pois acha que vale a pena agradecer de joelho, porque é a realização de mais uma obra para a nossa cidade. “É uma promessa que eu fiz e tenho que cumprir. Nessa oportunidade que me foi concedida quero agradecer de todo o coração, primeiramente a Deus todo poderoso, por mais uma graça pela atual administração na cidade de São Félix do Araguaia. Quero agradecer a todas as pessoas que acreditam em nossa gestão e reconhecem nosso trabalho. Eu fiz essa promessa para que, mais uma vez, fossemos vitoriosos e continuássemos a frente da administração de nosso município, cuidando das pessoas e zelando pela nossa cidade. Digo às pessoas que acreditam na nossa gestão, que assim como eu, sintam suas promessas cumpridas, pois nós estamos cumprindo o que a maior parte dos que estão aqui pediram, rogaram a Deus e fizeram esse voto, para que nós fossemos vitoriosos. A Essa pavimentação foi uma longa caminhada até aqui, assim como foi longa a caminhada até chegarmos à vitória. Foram muitas dificuldades e muitas armadilhas, como diz essa canção que está nos acompanhando, mas Deus sabe que o queremos realizar é bem maior do que o mal que tenta nos fazer. Quando o povo tem fé e acredita de verdade, as coisas acontecem. Graças a Deus tudo está correndo bem. Agradeço ao apoio da população por confiar na nossa administração. Que Deus abençoe a todos”, Disse o Secretário.

Leia mais:  Secretaria Municipal de Saúde realiza ações ao “Setembro Amarelo” – Prevenção ao Suicídio

São Félix do Araguaia vive um novo tempo, um tempo mais justo, um tempo de mais oportunidade para quem precisa, vamos comemorar, com muita humildade e para quem sempre protegeu essa cidade, que é Deus e quem acredita nele sempre é um vitorioso. As promessas são seladas por meio de diálogos com Deus, ou seja, da oração. Para nós, cristãos, esta uma forma de acreditar que em Deus tudo é possível. Ele atende aos pedidos de graça e, independentemente de cumprir ou não a promessa, é preciso ter em mente que esse ato visa uma mudança de comportamento.

Há uma passagem bíblica em que Jesus diz: “quem tem uma fé forte, pode até remover um monte”.

Fonte:Vanessa Lima/O Repórter do Araguaia

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

SÃO FELIZ DO ARAGUAIA

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

MULHER

Mais Lidas da Semana