conecte-se conosco


Mato Grosso

Excesso de velocidade é a infração mais cometida em Mato Grosso

Publicado

Transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, em até 20%, é a infração com maior índice de autuação de motoristas em Mato Grosso. Foram 169.536 registros, de janeiro a agosto deste ano, conforme levantamento do setor de Registro Nacional de Acidentes e Estatísticas de Trânsito (Renaest), do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso (Detran-MT). Essa é uma infração considerada média pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) com penalidade de multa.

A imprudência é um dos principais fatores de riscos que acarretam acidentes. Como forma de sensibilizar os condutores quanto à importância da segurança no trânsito, o Detran-MT conta com diversas ações que são realizadas pelas gerências de Ação Educativa de Trânsito e de Escola Pública de Trânsito.

Durante todo o ano, as duas gerências realizam campanhas e cursos, em diversas localidades do Estado, sempre com o intuito de sensibilizar condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para a adoção de comportamentos seguros no trânsito.

A gerente de Ações Educativas de Trânsito do Detran-MT, Rosane Gerda Prachthäuser Pölzl, ressalta que a menor das consequências de uma infração é a autuação ou até a prisão – como em casos de embriaguez associada à direção.

Leia mais:  Lei completa 13 anos com foco no atendimento, segurança e justiça às vítimas

Em muitos casos, a inobservância das normas de segurança gera acidentes graves e até mesmo fatais. “Levamos em nossas ações de conscientização pelo Estado duas importantes reflexões: somos capazes de conviver para o resto de nossas vidas com a culpa de causar a incapacidade ou morte de uma pessoa? Somos capazes de imaginar quanto sofrimento traremos a quem nos quer bem, se tivermos nossas vidas ceifadas repentinamente em um acidente? Seja nas ações educativas ou nos cursos o objetivo principal é convidarmos a população à reflexão de que cada um de nós tem importante função a desempenhar na construção de uma cultura de paz e segurança no trânsito”, disse Rosane.

De janeiro a agosto deste ano, a gerência de Ações Educativas de Trânsito atendeu 54.900 pessoas em 109 ações realizadas em todo Estado.

Ranking das infrações

Avançar o sinal vermelho do semáforo eletrônico é a segunda infração com mais autuação em Mato Grosso, contabilizando 56.380 registros. Também estão entre o ranking das 10 infrações mais cometidas no Estado: transitar com veículo em velocidade superior a máxima permitida para o local, entre 20% e 50%; deixar o condutor de usar o cinto segurança; conduzir veículo que não esteja devidamente licenciado; dirigir veículo usando calçado que não se firme nos pés ou que comprometa a utilização dos pedais; dirigir veículo utilizando telefone celular, estacionar em locais e horários proibidos especificamente sinalizados, deixar de manter acessa luz baixa dos veículos nas rodovias durante o dia; e estacionar no passeio.

Leia mais:  Etapa regional dos Jogos Escolares começa na região Centro Norte

Essas 10 infrações totalizaram 351.223 autuações de janeiro a agosto deste ano, segundo dados do Renaest.

Semana Nacional de Trânsito

Nos próximos dias, as ações educativas do Detran-MT serão intensificadas durante a Semana Nacional de Trânsito, que contará com uma programação diversificada, com palestras em escolas, blitzes educativas, entre outras atividades.

Estarão envolvidos nas ações diversos órgãos parceiros da esfera municipal, estadual e federal, com objetivo de reforçar a sensibilização de condutores, passageiros, pedestres e ciclistas para um trânsito mais seguro. 

Fonte: GOV MT
publicidade

Mato Grosso

PM apreende pasta base de cocaína em fundo falso de veículo

Publicado

Policiais Militares apreenderam 65 tabletes de pasta base de cocaína escondidos em um fundo falso de um veículo Kombi, na noite desta sexta-feira (20.09), em Santo Antônio de Leverger. O suspeito detido com entorpecente, confessou que comprou a droga na Bolívia e que a entregaria em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

O suspeito A.S. (31 anos), foi preso depois de ser abordado por policiais que realizavam rondas na MT-361, zona rural de Santo Antônio de Leverger. Durante a abordagem, os policiais suspeitaram do homem que aparentava nervosismo e encaminharam o suspeito e o veículo até a Base da PM no município de Barão de Melgaço. Para checagem e entrevista, a guarnição da PM contou o apoio de policiais da Força Tática e também do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

Na vistoria no veículo foram encontrados vestígios de silicone e tinta fresca em uma parte interna da kombi, e localizado um fundo falso que escondia 65 tabletes de pasta base de cocaína.

A.S. confessou à polícia que comprou a droga na Bolívia e que teria que entregar o entorpecente na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A droga e o veículo foram apreendidos e o homem preso por tráfico de drogas.

Leia mais:  Mato Grosso é o Estado que mais perde arrecadação com o comércio

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Mato Grosso

Policia Militar apreende maconha escondida em fundo falso de veículo

Publicado

Policiais Militares apreenderam 65 tabletes de maconha escondidos em um fundo falso de um veículo Kombi, na noite desta sexta-feira (20.09), em Santo Antônio de Leverger. O suspeito detido com entorpecente, confessou que comprou a droga na Bolívia e que a entregaria em Campo Grande no Mato Grosso do Sul.

O suspeito A.S. (31 anos), foi preso depois de ser abordado por policiais que realizavam rondas na MT-361, zona rural de Santo Antônio de Leverger. Durante a abordagem, os policiais suspeitaram do homem que aparentava nervosismo e encaminharam o suspeito e o veículo até a Base da PM no município de Barão de Melgaço. Para checagem e entrevista minuciosa, a guarnição da PM contou o apoio de policiais da Força Tática e também do Grupo Especial de Fronteira (Gefron).

Na vistoria no veículo foram encontrados vestígios de silicone e tinta fresca em uma parte interna da kombi, e localizado um fundo falso que escondia 65 tabletes de maconha.

A.S. confessou à polícia que comprou a droga na Bolívia e que teria que entregar o entorpecente na cidade de Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A droga e o veículo foram apreendidos e o homem preso por tráfico de drogas.

Leia mais:  Reunião do Fórum Mato-grossense tem como foco agricultura familiar

Serviço

A sociedade pode contribuir com as ações da Polícia Militar de qualquer cidade do Estado, sem precisar se identificar, por meio do disque-denúncia 0800.65.3939. Nesse número, sem custo de ligação, qualquer cidadão pode informar situações suspeitas ou crimes. Exemplos: a presença de foragidos da Justiça com mandado de prisão em aberto e ponto de venda de droga.

Fonte: GOV MT
Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

SÃO FELIZ DO ARAGUAIA

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

MULHER

Mais Lidas da Semana