conecte-se conosco


São Felix do Araguaia

Representante da Energisa participa de reunião com prefeita e vereadores

Publicado

A prefeita Janailza Taveira Leite, Secretário de Administração; Wemes leite e os vereadores Rita Gomes presidente, Jusmar Alves, Dilson Bezerra e João Neto, participaram de uma reunião na tarde desta quarta-feira (13), no gabinete da prefeitura com o Analista Comercial da Energisa, Weghem Parreira Lopes.

Um dos principais motivos da reunião foi o de estreitar as relações com o executivo e o legislativo municipal, levantando as demandas e questionamentos quanto à prestação de serviço da empresa tanto na cidade como na zona rural.

O representante da Energisa, foi questionado pelos vereadores sobre as quedas constantes de energia elétrica que chegam a queimar vários aparelhos domésticos e também sobre as dificuldades que as pessoas tem de comprovar que o eletrodoméstico foi realmente queimado durante a queda de energia.

Sobre as quedas constantes aquelas que dá um pique, fica um ou dois minutos e retorna, ele falou que a Energisa tem um equipamento em Confresa  que chama Compensador Síncrono é uma máquina projetada que irá atuar na estabilidade de tensão na região do Araguaia, reduzindo desta forma o número de vezes que os clientes têm o fornecimento de energia elétrica interrompido.

Leia mais:  Prefeitura lança construção de quadra poliesportiva coberta no Distrito de Espigão do Leste

Este Compensador está fora de operação desde o mês de maio deste ano e que está vindo uma equipe da Alemanha para colocar ele em operação, dentro de 15 ou 30 dias, e que essas quedas de um, dois minutos após a instalação não vai mais acontecer. Ainda segundo Weghem, esse problema só será resolvido 100% quando a rede interligar com o estado do Pará que será a partir de outubro ou novembro de 2020. Porque hoje só tem uma linha que é a de Querência, se der um problema lá toda região sente, quando interligar com o Pará ficará duas fontes, esse problema de falta de energia vai ficar sanado.

A Energisa explica que o compensador foi uma das soluções encontradas, após estudos técnicos, para reduzir as interrupções de energia por oscilações na região do Araguaia. A distribuidora explica que como a energia precisa percorrer todos esses mil quilômetros até chegar aos municípios mais próximos da divisa com o Pará, a mesma quando chega aos consumidores apresenta instabilidade, causando oscilação e interrupções.

Leia mais:  Segundo caso Confirmado do Novo Coronavirus em São Fèlix do Araguaia

Quanto a dificuldade das pessoas que procuram a Energisa para reclamar que seu aparelho queimou devido a queda de energia ele falou que vai levar essas reclamações para o setor responsável da empresa.

Fonte:Pref. Municipal de São Félix do Araguaia

publicidade

São Felix do Araguaia

Bombeiros monta brigada descentralizada em São Félix do Araguaia para combate a Incêndio Florestal

Publicado

Para atender com mais agilidade aos chamados de incêndio florestal no período da seca, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, através do Batalhão de Emergências Ambientais juntamente com o Comitê de Gestão do fogo da Sema, montou uma Brigada Descentralizada em São Félix do Araguaia. O objetivo é prestar apoio com ações de prevenção, orientação, fiscalização e combate a incêndios.  Segundo o Comitê de Gestão do fogo, a Brigada Descentralizada foi montada em São Félix do Araguaia porque houve um aumento de 11,83% de focos de incêndio em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

 

 

 

 

Com a chegada do período da estiagem, aumentam os focos de incêndio e as queimadas prejudicam desde o trabalho do homem do campo à saúde de todos os cidadãos.

A Brigada Descentralizada já está instalada em São Félix do Araguaia para atender a região.

Quatro bombeiros atuarão, no sistema de plantão, nesse primeiro momento as ações estão sob o comando do Sargento Izelman.As viaturas utilizadas no trabalho são cedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Leia mais:  São Félix do Araguaia continua sem mortes por Covid-19 e registra apenas cinco casos

Conforme Decreto nº 533 de 26/06/2020 o período proibitivo vai de 01/07/2020A 30/09/2020.

Prevenção

Todos os anos, Mato Grosso decreta período proibitivo de queimadas na zona rural. Durante o período de estiagem, que normalmente ocorre entre julho e setembro, não é permitida a queima controlada na zona rural. A medida visa evitar que o fogo se alastre atingindo áreas de vegetação nativa. Os incêndios florestais emitem grandes quantidade de gases de efeitos estufa e trazem prejuízos à vegetação, vida silvestre, saúde humana e economia. Em zona urbana, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Saúde humana

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças não transmissíveis, causando cerca de 24% de mortes por doenças cardiovasculares, 25% por acidente vascular cerebral, 43% por doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e 29% associadas ao câncer de pulmão. O aumento dos incêndios pode gerar o agravamento da pandemia do COVID 19, que é uma doença relacionada ao sistema respiratório, causando mortes e prejuízos de ordem em todo Estado.

Leia mais:  Prefeitura entrega nova viatura para Comando da Policia Militar

 

 

Itael Silva com O Repórter do Araguaia

Continue lendo

São Felix do Araguaia

Prefeitura entrega nova viatura para Comando da Policia Militar

Publicado

A segurança pública de São Félix do Araguaia ganhou mais um  reforço do Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira, 02 de julho, a gestão municipal oficializou a entrega da nova viatura a 2ª Companhia de Policia Militar de São Félix do Araguaia, por meio de uma cerimônia realizada em frente ao prédio da Prefeitura, cumprindo todos os protocolos de segurança devido à covid-19.

A Prefeita Janailza Taveira Leite acompanhada de autoridades entregou a chave da viatura, uma pick-up “0KM” modelo HILUX da Toyota ao comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de São Félix do Araguaia, Tenente Coronel Diniz.

Estiveram presentes na cerimônia as seguintes autoridades: a Prefeita Janailza Taveira Leite; o Tenente Coronel  Diniz, Comandante da Policia Militar de São Félix do Araguaia; o Tenente Coronel Rodrigues do Comando Regional 10; Presidente da Câmara de Vereadores Rita Gomes, Vereadores; João Neto, Dílson Bezerra  e Patrícia Paiva, Tayane Botelho, Presidente do Conselho Comunitário de  Segurança Pública (Conseg).

Leia mais:  Prefeitura lança construção de quadra poliesportiva coberta no Distrito de Espigão do Leste

Nas redes sociais a Prefeita comentou sobre a entrega da viatura.

Hoje entregamos uma nova viatura a Companhia da Polícia Militar de São Félix do Araguaia-MT, uma pick-up “0KM” modelo HILUX da Toyota, agradecemos ao Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Segurança Pública, do Comando Regional da PM, do CONSEG, do Deputado Federal Neri Geller e o apoio do Dr. Eugênio, a nossa Amiga Marcia que agora trabalha na nossa AMA Associação Municípios do Araguaia. Enfim, agradecemos a todos que contribuíram em nome da nossa população e da Câmara de Vereadores. Um abraço a todos e que Deus continue nos abençoando sempre!

 

 

Fonte:Dep de Comunicação

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

SÃO FELIX DO ARAGUAIA

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

MULHER

Mais Lidas da Semana