conecte-se conosco


São Felix do Araguaia

‘Vai embora o investimento da saúde todo em frete aéreo, e isso é triste’, diz prefeita de São Félix do Araguaia

Publicado

‘Se adoece alguém e o médico regula para Cuiabá, tem que tirar de avião, e o frete aéreo custa 13 mil reais’

Janailza Taveira Leite, prefeita de São Felix do Araguaia (1.200 km de Cuiabá), concedeu uma entrevista exclusiva ao Leiagora/LTV. Natural de Rio Grande do Norte, com apenas cinco anos residindo na cidade, foi candidata nas eleições para a Prefeitura, de onde saiu vitoriosa.

Ela conta que a decisão de vir para Mato Grosso surgiu quando, na época em que morava em São Paulo, conheceu um mato-grossense – hoje seu marido – e tiveram a vontade de seguir a vida no estado.

Ela conta que a política entrou em sua vida naturalmente desde criança, quando seu pai a colocava em cima de carros nos comícios. “Em São Félix do Araguaia cheguei para trabalhar na parte jurídica, onde fazia assessoria jurídica para municípios e Câmara dos Vereadores, e a política foi naturalmente acontecendo”, explica ela, destacando que se filiou em um partido em 2015.

O município tem sido destaque na representação feminina, onde a presidente da Câmara é mulher, além de um terço do quadro de funcionários também ser composto por mulheres. “Nós temos que mostrar o potencial feminino de forma igualitária aos homens, sem querer ser protegida por ser mulher. A gente tem que se destacar pelo trabalho que desenvolve”, pontua Janailza.

Leia mais:  Prefeitura entrega nova viatura para Comando da Policia Militar

A prefeita considera que o papel da mulher na vida política é fundamental. “As mulheres têm um critério administrativo, que, às vezes, conseguem se sobressair melhor que os homens – não querendo dizer que os homens não são capazes”, alega.

Questionada sobre a calamidade financeira que assola o estado, ela revela que a crise afeta também as cidades mais distantes. “O município de São Félix não é diferente dos demais do estado de Mato Grosso, todos estão passando por dificuldades”, diz.

No entanto, ela considera que o governador Mauro Mendes está demonstrando interesse em solucionar a situação, já que ele encontrou o estado como um verdadeiro “abacaxi pra descascar”.

Leite aponta que o setor que mais necessita investimento é a saúde, porém afirma que o município não tem medido esforços para suprir essa necessidade. “Se adoece alguém e o médico regula para Cuiabá, tem que tirar de avião, e o frete aéreo custa 13 mil reais. Vai embora o investimento da saúde todo em frete aéreo, e isso é triste, porque nós poderíamos estar investindo mais nas outras atenções básicas para incrementar a saúde pública do município. Mas nós não podemos deixar ninguém morrer por falta de atendimento, então mandamos para Cuiabá”, diz a prefeita, enfatizando que a Central de Regulação fica na capital, ou seja, muito distante da cidade.

Leia mais:  Prefeitura lança construção de quadra poliesportiva coberta no Distrito de Espigão do Leste

Pensando na melhoria do setor, Janailza adianta que um hospital está sendo finalizado na cidade, que tem previsão de inauguração ainda neste semestre, onde mais de 50 mil pessoas poderão se beneficiar de um atendimento de qualidade.

A gestora ainda fala sobre o turismo, que é um dos principais carros-chefes de São Félix, que é conhecida no estado por suas belas praias, Rio Araguaia e uma natureza estonteante.

VÍDEO RELACIONADO

Fonte:Leia Agora

publicidade

São Felix do Araguaia

Bombeiros monta brigada descentralizada em São Félix do Araguaia para combate a Incêndio Florestal

Publicado

Para atender com mais agilidade aos chamados de incêndio florestal no período da seca, o Corpo de Bombeiros de Mato Grosso, através do Batalhão de Emergências Ambientais juntamente com o Comitê de Gestão do fogo da Sema, montou uma Brigada Descentralizada em São Félix do Araguaia. O objetivo é prestar apoio com ações de prevenção, orientação, fiscalização e combate a incêndios.  Segundo o Comitê de Gestão do fogo, a Brigada Descentralizada foi montada em São Félix do Araguaia porque houve um aumento de 11,83% de focos de incêndio em comparação ao mesmo período do ano passado.

 

 

 

 

 

Com a chegada do período da estiagem, aumentam os focos de incêndio e as queimadas prejudicam desde o trabalho do homem do campo à saúde de todos os cidadãos.

A Brigada Descentralizada já está instalada em São Félix do Araguaia para atender a região.

Quatro bombeiros atuarão, no sistema de plantão, nesse primeiro momento as ações estão sob o comando do Sargento Izelman.As viaturas utilizadas no trabalho são cedidas pela Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Sema).

Leia mais:  Jornalista do Araguaia se recupera após duas convulsões

Conforme Decreto nº 533 de 26/06/2020 o período proibitivo vai de 01/07/2020A 30/09/2020.

Prevenção

Todos os anos, Mato Grosso decreta período proibitivo de queimadas na zona rural. Durante o período de estiagem, que normalmente ocorre entre julho e setembro, não é permitida a queima controlada na zona rural. A medida visa evitar que o fogo se alastre atingindo áreas de vegetação nativa. Os incêndios florestais emitem grandes quantidade de gases de efeitos estufa e trazem prejuízos à vegetação, vida silvestre, saúde humana e economia. Em zona urbana, o uso do fogo é proibido durante todo o ano.

Saúde humana

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, a poluição do ar é um fator de risco crítico para doenças não transmissíveis, causando cerca de 24% de mortes por doenças cardiovasculares, 25% por acidente vascular cerebral, 43% por doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC) e 29% associadas ao câncer de pulmão. O aumento dos incêndios pode gerar o agravamento da pandemia do COVID 19, que é uma doença relacionada ao sistema respiratório, causando mortes e prejuízos de ordem em todo Estado.

Leia mais:  Prefeitura lança construção de quadra poliesportiva coberta no Distrito de Espigão do Leste

 

 

Itael Silva com O Repórter do Araguaia

Continue lendo

São Felix do Araguaia

Prefeitura entrega nova viatura para Comando da Policia Militar

Publicado

A segurança pública de São Félix do Araguaia ganhou mais um  reforço do Governo do Estado, na tarde desta quinta-feira, 02 de julho, a gestão municipal oficializou a entrega da nova viatura a 2ª Companhia de Policia Militar de São Félix do Araguaia, por meio de uma cerimônia realizada em frente ao prédio da Prefeitura, cumprindo todos os protocolos de segurança devido à covid-19.

A Prefeita Janailza Taveira Leite acompanhada de autoridades entregou a chave da viatura, uma pick-up “0KM” modelo HILUX da Toyota ao comandante da 2ª Companhia de Polícia Militar de São Félix do Araguaia, Tenente Coronel Diniz.

Estiveram presentes na cerimônia as seguintes autoridades: a Prefeita Janailza Taveira Leite; o Tenente Coronel  Diniz, Comandante da Policia Militar de São Félix do Araguaia; o Tenente Coronel Rodrigues do Comando Regional 10; Presidente da Câmara de Vereadores Rita Gomes, Vereadores; João Neto, Dílson Bezerra  e Patrícia Paiva, Tayane Botelho, Presidente do Conselho Comunitário de  Segurança Pública (Conseg).

Leia mais:  Discussão da LDO 2021 será por audiência pública virtual em São Félix do Araguaia

Nas redes sociais a Prefeita comentou sobre a entrega da viatura.

Hoje entregamos uma nova viatura a Companhia da Polícia Militar de São Félix do Araguaia-MT, uma pick-up “0KM” modelo HILUX da Toyota, agradecemos ao Governo do Estado de Mato Grosso, através da Secretaria de Segurança Pública, do Comando Regional da PM, do CONSEG, do Deputado Federal Neri Geller e o apoio do Dr. Eugênio, a nossa Amiga Marcia que agora trabalha na nossa AMA Associação Municípios do Araguaia. Enfim, agradecemos a todos que contribuíram em nome da nossa população e da Câmara de Vereadores. Um abraço a todos e que Deus continue nos abençoando sempre!

 

 

Fonte:Dep de Comunicação

Continue lendo

Envie sua denúncia

Clique no botão abaixo e envie sua denuncia para nossa equipe de redação
Denuncie

SÃO FELIX DO ARAGUAIA

POLÍTICA MT

POLICIAL

MATO GROSSO

POLÍTICA NACIONAL

ESPORTES

MULHER

Mais Lidas da Semana